Postagem em destaque

Torá Oral

  A IMPORTÂNCIA DA TORÁ ORAL (para quem acha que só a Torá escrita vale): "Um não-judeu se dirigiu ao Sábio Shammaï e lhe perguntou:...

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ressurreição



Ressurreição é a doutrina que, em uma época futura os mortos ressuscitam de seus túmulos para viver novamente. Esta doutrina aparece com freqüência na Escatologia judaica, onde é associada com a doutrina do Messias e da imortalidade da alma.

Fontes da Tanach e rabínicas

Existem apenas duas referências bíblicas para a ressurreição dos mortos, em passagens, geralmente realizada por estudiosos da Tanach a ser da data tardia, para que ele tenha sido suspeito que a doutrina deve algo a influência persa. A primeira é: "Teus mortos viverão, os meus corpos mortos se levantarão, desperta e canta, vós que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho de luz, e a terra ira trazer à vida as sombras" (Isaías 26 : 19), e a segunda: "E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros ao opróbrio e aversão eterna" (Daniel 12:2).

Não há nenhum tratamento sistemático na literatura rabínica da doutrina da ressurreição, não mais do que há de qualquer outro assunto teológico. Os rabinos antigos eram orgânicos ao invés de pensadores sistemáticos. No entanto, o quadro que emerge dos pensamentos numerosos escatológica nesta literatura é de uma série de três etapas de eventos.

A primeira delas é o estado da alma no céu após a morte do corpo. A segunda etapa é a era messiânica aqui na terra "no fim dos dias." O terceiro estágio é o da ressurreição dos mortos. Ao contrário da doutrina da imortalidade da alma, a crença na ressurreição era nacionalista, e não individuais. Era a esperança de renascimento nacional que veio à tona e isso abraçou a ressurreição.

Após a restauração do povo judeu à sua terra natal nos dias do Messias, acreditava-se, a ressurreição dos mortos aconteceria.

Fusão rabínica: Imortalidade, Ressurreição, Julgamento e
Enquanto não há contradição necessária entre a crença na imortalidade da alma e a crença na ressurreição, há alguma incompatibilidade entre a idéia de um dia de grande julgamento a ter lugar após a ressurreição dos mortos e o juízo de cada alma individual após a morte do corpo. Quando, como acabou acontecendo, as duas crenças são fundidas, havia obrigatoriedade a ser alguma confusão sobre este assunto e uma grande variedade de opiniões sobre como as duas crenças podem ser ambas verdadeiras.

Isso ajuda a explicar muitos detalhes, às vezes de natureza contraditória, na literatura rabínica que diz respeito ao julgamento final.

Os fariseus [os antecessores da principal corrente, judaísmo rabínico] parecem ter realizado que ambas as doutrinas básicas foram ao judaísmo, a ressurreição oferecidas esperança para a sobrevivência nacional, juntamente com a idéia do Messias, enquanto que a crença na imortalidade da alma apelou para necessidade do indivíduo de ter a certeza de que ele sobrevive à morte. Os saduceus [uma seita judaica contrária] parecem ter rejeitado ambas as crenças, embora alguns estudiosos afirmam que as freqüentes referências à negação saduceus aplicam-se apenas com a doutrina da ressurreição, não a da imortalidade da alma.

O dogma cristão da Ressurreição e do quadro geral escatológico apresentado no Novo Testamento tem que ser visto no contexto de crenças farisaicas na início do primeiro século EC.

ressurreição corporal, Mais ou Menos

Apesar de Maimonides a crença na ressurreição listas como um princípio básico da fé (o décimo terceiro), ele se refere a ele de uma forma muito em seu final. No Guia de Maimônides dos Perplexos não há nenhuma relação com a doutrina. Há uma ou duas referências de rua para a ressurreição no Código de Maimônides, mas, no geral, ele parece identificar o Mundo Vindouro não com a ressurreição, mas com a imortalidade da alma, ou melhor, ele parece acreditar que a ressurreição em si é da alma, não do corpo.

Críticos de Maimonides 'acusou, na verdade, de negar a doutrina da ressurreição. Esses críticos apontam que o seu silêncio virtual sobre o destino do corpo no outro com certeza contradiz os ensinamentos rabínicos sobre o assunto. Há nas literaturas rabínicas declarações como que os mortos serão ressuscitados vestindo suas roupas (111b Ketubot) e que os justos a quem D'us ressuscitará não voltará para o pó (Sanhedrin 72a), obviamente que aponta para uma crença na ressurreição corporal .

Pelo fim de sua vida, Maimonides escreveu seu Ensaio sobre a ressurreição (a visão de que este não é Maimonides ", mas uma falsificação inteligente não é agora aceite pelos estudiosos Maimonidean) para se defender. Neste ensaio Maimonides protestos que ele nunca tinha negado a doutrina de uma ressurreição física, mas avança uma nova teoria (embora sugerido por alguns outros pensadores judeus medievais) de que os mortos ressuscitados não vão viver para sempre, mas acabarão por morrer de novo. Maimonides não poderia conceber a idéia de um corpo que habita a eternidade.
Só a alma é imortal.

Retratando o Corpo (Ressureto)

Sobre este assunto o grande debate ocorreu entre Maimonides e Nahmanides. Escrito após Maimônides morrer, Nahmanides, à porta do Juízo dedicado ao tema, discorda forte com Maimonides 'visão de que os corpos dos mortos ressuscitados também morrerá eventualmente, embora ele não acredita que estes corpos serão extremamente refinado e etérea .

[Hasdai] crenças na luz do Senhor (iii. 4) concorda com Nahmanides e discute como o corpo decomposto será reconstituído. Não é necessariamente o caso, diz Cresças, que o mesmo corpo a alma habitada durante sua vida na terra será dado a ele na ressurreição, mas que terá o mesmo propósito. A identidade do indivíduo não serão afetados por isso, uma vez que mesmo durante a vida de uma pessoa neste mundo o corpo sofre mudanças o tempo todo.

[Joseph] Albo (Ikkarim, iv. 35) também concorda com Nahmanides e oferece suas especulações sobre como os novos órgãos vão tomar forma e forma. Mas Albo desencoraja especulação muito sobre o que está por todas as contas de um milagre e um mistério. Ele cita com aprovação a talmúdica dizendo: "Nós vamos examinar o assunto quando eles virem à vida de novo" (Niddah 70b).

Como era de se esperar, nenhuma doutrina perfeitamente coerente da ressurreição surge a partir dos pensadores medievais mais do que ele faz da literatura rabínica.

 
.... - .. ., .