Postagem em destaque

Torá Oral

  A IMPORTÂNCIA DA TORÁ ORAL (para quem acha que só a Torá escrita vale): "Um não-judeu se dirigiu ao Sábio Shammaï e lhe perguntou:...

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

As Sete Leis de Noé



O judaísmo sustenta que os justos de todas as nações têm um lugar no mundo vindouro. Esta tem sido a regra da maioria, desde os tempos do Talmud.
O Judaísmo em geral reconhece que cristãos e muçulmanos adoram o mesmo D'us que nós adoramos e aqueles que seguem os princípios de suas religiões podem ser considerados justos aos olhos de D'us.

Ao contrário da crença popular, o judaísmo não mantém que os judeus são melhores do que as outras pessoas. Embora os judeus se refirao a eles mesmos como povo escolhido de D'us, não acreditamos que D'us escolheu os judeus por causa de qualquer superioridade inerente. De acordo com o Talmud (Avodah Zarah 2b), D'us ofereceu a Torá para todas as nações da terra, e os judeus foram os únicos que aceitaram. A história continua a dizer que os judeus foram oferecidos a Torá no passado, e aceitou apenas porque D'us realizou uma montanha sobre suas cabeças! (Em Ex. 19:17, as palavras geralmente traduzido como "ao pé da montanha" literalmente significa "debaixo da montanha"!) Outra história tradicional sugere que D'us escolheu a nação judaica, porque eles foram os mais humildes das nações, e seus sucesso seria atribuído a D'us poderia ao invés de sua própria capacidade. Claramente, estas não são as idéias de um povo que acha que eles são melhores do que outras nações.
Por causa da aceitação da Torá, os judeus têm um estatuto especial aos olhos de D'us, mas perdemos esse estatuto especial quando abandonamos a Torah. Além disso, as bênçãos que recebemos de Deus, aceitando a Torá vêm com um preço elevado: os judeus têm uma responsabilidade maior do que os não-judeus. Enquanto os não-judeus só são obrigados a obedecer aos sete mandamentos dados a Noé, os judeus são responsáveis ​​pelo cumprimento das 613 mitsvot na Torá, D'us, portanto, irá punir os judeus por fazer coisas que não seria um pecado para não-judeus.

As Sete Leis de Noé

De acordo com o judaísmo tradicional, D'us deu a Noé e sua família sete mandamentos para observar quando ele os salvou do dilúvio. Estes mandamentos, referida como a de Noé ou mandamentos de Noé, são inferidas a partir de Gênesis cap. 9, e são as seguintes: 1) estabelecer tribunais de justiça, 2) não cometer blasfêmia; 3) para não cometer idolatria; 4) não cometer incesto e adultério; 5) para não cometer derramamento de sangue; 6) para não cometer roubo; e 7) não comer carne cortada a partir de um animal vivo. Estes mandamentos são bastante simples e direto, e a maioria deles são reconhecidos pela maioria do mundo como sólidos princípios morais. Qualquer não-judeu que segue essas leis tem um lugar no mundo vindouro.

Os mandamentos de Noé são obrigatórias para todas as pessoas, porque todas as pessoas são descendentes de Noé e sua família. Os 613 mitsvot da Torá, por outro lado, só são obrigatórias para os descendentes daqueles que aceitaram os mandamentos no Sinai e sobre aqueles que assumem o jugo dos mandamentos voluntariamente (por conversão). Além disso, os mandamentos de Noé são aplicados mais tolerante aos não-judeus do que os mandamentos são correspondentes aos judeus, porque os não-judeus não têm o benefício da Torá Oral para orientá-los na interpretação das leis. Por exemplo, adorando D'us na forma de um homem constituiria idolatria para um judeu, no entanto, de acordo com algumas fontes, o culto cristão de Jesus não constitui idolatria para não-judeus.

 
.... - .. ., .